Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira

Pessoal,
Peço licença para "invadir" a caixa de mensagem de todos com umManifesto encaminhado pelos reitores das universidades brasileiras. Temos umasituação séria neste segundo turno das eleições presidenciais: a opçãode escolher entre o sucateamento ou a reestruturação da UniversidadePública.
Como sabemos, a política normativa do PSDB é investir na iniciativaprivada e desestatizar a educação. Por outro lado, o atual governoimplementou o REUni, plano de reestruturação da universidade pública.Nesses últimos 8 anos, foram centenas de concursos para professoresadjuntos, outras dezenas para técnicos e assistentes e a manutenção daURP - discussão essa que se arrasta desde o governo de FernandoHenrique e que o próprio presidente Lula se encarregou de garantir opagamento. Para os pós-graduandos, a oferta de bolsas CAPES e CNPq foitão grande que, em meu curso, tivemos que devolver algumas. Nofuncionalismo público, foram outras centenas de concursos para nívelmédio e superior...
Desta forma, encaminho um Manifesto de Reitores das Federais, queconsidero de suma importância para nossa tomada de decisão neste 2oturno. Acredito que todos nós, envolvidos e comprometidosacademicamente, devemos refletir sobre o impacto das políticas queserão adotadas. Desde já, agradeço pela "recepção" em suas caixas deentrada e peço desculpas àqueles que não gostaram de receber estamensagem.
Um abraço,
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EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO(Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira)Da pré-escola ao pós-doutoramento – ciclo completo educacional eacadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal eprofissional – consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimosanos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programasimplementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e diretade seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome doMinistro Fernando Haddad.Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muitosignificativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcanteda miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões debrasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestimada população, a confiança e a credibilidade internacional, num claroreconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e depovo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamaresmais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana quenão se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizaçõesestrangeiras.Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aqueleem que mais se investiu em educação pública: foram criadas econsolidadas 14 novas universidades federais; institui-se aUniversidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campiuniversitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e aampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas eInstitutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso aoensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI,estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e deleste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossasInstituições e criando milhares de novos cursos, com investimentoscrescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, deprofissionais qualificados. Essas políticas devem continuar paraconsolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no planoFederal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com assuas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educaçãocomo uma prioridade central de seus governos.Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquantoeducadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver oPaís continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedadebrasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo eque devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes acontinuidade das políticas e investimentos na educação em todos osníveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que oBrasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda maisdecisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossagratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial,no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Eletambém foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado emeducação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foiexemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos demandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticase ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive,relativas à Autonomia Universitária.
Alan Barbiero – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
José Weber Freire Macedo – Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Aloisio Teixeira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Josivan Barbosa Menezes – Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
Amaro Henrique Pessoa Lins – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Malvina Tânia Tuttman – Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Ana Dayse Rezende Dórea – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Antonio César Gonçalves Borges – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Maria Lúcia Cavalli Neder – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Carlos Alexandre Netto – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Miguel Badenes P. Filho – Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)
Carlos Eduardo Cantarelli – Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)
Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA(UFCSPA)
Célia Maria da Silva Oliveira – Univ. Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS)
Natalino Salgado Filho – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Damião Duque de Farias – Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD)
Paulo Gabriel S. Nacif – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB)
Felipe .Martins Müller – Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
Pedro Angelo A. Abreu – Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)
Hélgio Trindade – Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Ricardo Motta Miranda – Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Hélio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC)
Roberto de Souza Salles – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Henrique Duque Chaves Filho – Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Romulo Soares Polari – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Jesualdo Pereira Farias – Universidade Federal do Ceará – UFC
Sueo Numazawa – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
João Carlos Brahm Cousin – Universidade Federal do Rio Grande – (FURG)
Targino de Araújo Filho – Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)
José Carlos Tavares Carvalho – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Thompson F. Mariz – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
José Geraldo de Sousa Júnior – Universidade Federal de Brasília (UNB)
Valmar C. de Andrade – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
José Seixas Lourenço – Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Virmondes Rodrigues Júnior – Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Walter Manna Albertoni – Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)

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